Calendário – Refeições / Dana
Existem várias formas de colaborar. A mais imediata é realmente a oferta de alimentos aos monges (explicação desta mendicância no fim da página). O calendário abaixo é para informação das pessoas que quiserem vir pessoalmente fazer este tipo de oferta.
- Um carbohidrato.
- Uma proteína.
- Salada
- Fruta
O Buddha estabeleceu que os monges devem terminar a refeição até ao meio-dia.
Horário da Refeição – 10h30
Para marcar a oferta da refeição em pessoa aos monges, introduza por favor nos campos abaixo do lado esquerdo, o seu email, nome, e em ‘Message’ a data pretendida. Facultativamente pode dar outras eventuais informações, como dedicar a oferenda à memória de alguém:
Logo actualizaremos o Calendário, conforme as inscrições recebidas.
Quem quiser também pode oferecer uma refeição aos monges através de Rosária Da Conceição – contacto 963 173 327.
O vosso Bem Haja e o nosso muito obrigado. Anumodana.
Explicação da mendicância nesta Tradição: O Buddha, em resposta à reclamação das populações locais pelo isolamento excessivo dos monges, fez questão que a comunidade monástica nunca se isole completamente da comunidade leiga, mantendo os monges dependentes desta para os bens essenciais – os chamados ‘Quatro Requisitos’. Assim os monges mantêm o contacto diário com as populações, não se retirando completamente, podendo dar assistência espiritual às pessoas assim que estas queiram. Daqui surge a Regra que “vincula” o monge a não ser independente e a ser dependente dos leigos para alimento, abrigo, vestimenta e remédios/medicina. Esta é também uma das razões, entre outras, além do despojamento, porque os monges não podem cultivar alimentos ou cozinhar para si nem guardar comida de um dia para o outro, mantendo a completa dependência das pessoas leigas no que respeita aos mencionados ‘Quatro Requisitos’.