Dana – Apoiar o Mosteiro

 

lotus-flower-light-hi

Aos que nos têm acompanhado neste projecto do Mosteiro Budista em Portugal, não só na procura de um local para instalar o Sangha (monges), como no suporte tanto financeiro quanto humano, expressamos o nosso melhor agradecimento.

É do conhecimento geral que a instituição do Mosteiro Budista Theravada, registada com o nome Budismo Theravada da Floresta – Comunidade Religiosa, foi fundada por dois monges, Ajahn Vajiro, monge inglês (nos últimos anos residente no Mosteiro Amaravati), e o monge português Ajahn Dhammiko, (ordenou-se e residiu também em Amaravati) e três leigos: Maria Ferreira da Silva, Miguel Guimarães e Miguel Novo. Estes membros não usufruem de qualquer remuneração, sendo todos, portanto, voluntários.

Actualmente o Mosteiro está instalado na Ericeira. Tem como habitantes cinco monges: Ajahn Vajiro (monge sénior – Inglês), Ajahn Dhammiko (Português), Ajahn Appamado (Português) , Tan Gambhiro (Húngaro) e Tan Mandali (Português).

Muitos são os que nos têm perguntado de que forma poderão apoiar o Mosteiro.

Existem várias formas de colaborar. A mais imediata é realmente a oferta de alimentos aos monges. O Buddha criou um sistema que garante que a comunidade monástica nunca se separe da comunidade leiga, estando sempre dependente desta para os seus bens essenciais. Assim, aos monges não é permitido a aquisição de alimentos de outra forma se não através da oferta completamente voluntária. Os monges não podem cultivar alimentos para si e nem guardar comida de um dia para o outro. Existe disponível um calendário de refeições, para aqueles que quiserem fazer este tipo de oferta.

Outra forma de contribuir é ajudando directamente no Mosteiro, sendo possível permanecer alguns dias neste, de forma a oferecer algum apoio logístico aos monges, podendo assim também usufruir da atmosfera monástica e do silêncio. Para tal é necessário contactar previamente o Mosteiro.

Outra forma de contribuir é através de doações monetárias para os bens essenciais e os custos do dia-a-dia do mosteiro. Qualquer ajuda neste sentido é muito bem-vinda.

CONTACTOS:

Morada:

Mosteiro Budista Sumedharama

Caminho do Vale Grande, nº 59

Fonte Boa dos Nabos

2655-464 Ericeira

telefone: 261 863  787

telemóvel: +351 917 117 527

email: sangha@sumedharama.pt

Para doações:

Banco – Caixa Geral de Depósitos

Nome da Conta: Budismo Theravada da Floresta – Comunidade Religiosa

Conta: 0216071661830

NIB:003502160007166183062

IBAN:  PT 50003502160007166183062

Swift Code:    CGDI PT PL

Nota: para quem queira recibos dedutíveis no IRS dos donativos que tenham feito, será necessário:

1) fazer transferência para a conta bancária do Budismo Theravada da Floresta;
2) enviar cópia (digitalizada) da transferência para o email – sangha@sumedharama.pt – indicando a data em que foi efectuado;
3) Enviar os dados necessários para o recibo: Nome, NIF (Número de Contribuinte), Morada e Telefone;
4) Enviaremos posteriormente o Recibo para a morada indicada.

Caso queiram fazer o donativo no Mosteiro, coloquem o dinheiro num envelope fechado na respectiva caixa dos donativos, com os seguintes dados: Nome, NIF (Número de Contribuinte), Morada e Telefone.

Assim temos a possibilidade de depositar separadamente o montante, o que é exigido pela lei e regulamentação contabilística.

Bem Haja

 Posted by at 18:24