Jan 012016
 

AJAHN SUMEDHO

Renomeado Mestre e Monge Budista estará em Portugal entre os dias 24 e 30 de Janeiro

Devido ao seu estado de saúde e cansaço, Ajahn Sumedho não dará a Palestra de Terça-Feira no CENTRO UPAYA. Em vez dele, estarão presentes quatro monges – Ajahn Vajiro; Ajahn Moshe; Ajahn Asoko e Venerável Appamado – para as habituais actividades no CENTRO UPAYA às 19h30.

(Informação actualizada) Calendário de Eventos

  • Terça-Feira 26 de Janeiro às 19h30: AJAHN VAJIRO; AJAHN MOSHE; AJAHN ASOKO e VEN. APPAMADO no CENTRO UPAYA – Calçada dos Sete Moinhos 143A, (Campolide) LISBOA (Google maps: https://goo.gl/maps/XyqVJiyBdwq ). T: 913590753 /Mais informações consultar – http://upaya.pt/
  • Sexta-Feira 29 de Janeiro às 19h: AJAHN SUMEDHO – Palestra O Budismo, Portugal e o Mundo no AUDITÓRIO MUNICIPAL BEATRIZ COSTA (entrada livre)Avenida 25 de Abril 6, MAFRA (Google maps: https://goo.gl/maps/x1xJs2ZgQz32 ). T: 261 819 711

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Em 1977, Quando Ajahn Sumedho deixou a Tailândia para ir para Londres, existia somente uma casa na cidade onde ele e outros três monges ficavam. Havia interesse local na meditação e no Budismo, mas pouco entendimento acerca dos monges da Tradição da floresta ou da vida monástica.

Talvez percebendo quão difícil seria estabelecer o Sangha em tal ambiente, Ajahn Chah aconselhou o Venerável Sumedho aí a permanecer: não regressar à Tailândia pelo menos durante cinco anos.

O resultado dos esforços de Ajahn Sumedho, passados trinta e sete anos, com sua liderança, ensinamento e exemplo, é uma Sangha internacional de monges e monjas agora estabelecidos em mosteiros filiados por todo o mundo, praticando o Dhamma-vinaya em ambientes monásticos apropriados. Tendo Ajahn Sumedho como Guia-mestre, muitas pessoas contribuíram para tornar a propagação do ensinamento (sasana) do Buddha numa realidade, desde a origem da Comunidade na Tailândia até ao Reino Unido e mais além. Foram muitos os apoiantes devotos locais, bem como à volta do mundo, e especialmente muitas as pessoas na Tailândia que deram à Sangha Ocidental um enorme apoio material e espiritual, tão consistente ao longo dos anos.

As sementes da vida do Sangha que Ajahn Sumedho aprendeu com Ajahn Chah em Wat Nong Pah Pong na Tailândia, foram agora semeadas em muitos lugares. No seu empenhamento em preservar a preciosa jóia do treino que recebeu, Ajahn Sumedho ajudou a tornar essa jóia acessível a pessoas em todo o mundo, desde aqueles que resolvem seguir a via monástica como monges e monjas, até às muitas pessoas cujas vidas foram tocadas pela Sangha incontáveis vezes. Ajahn Sumedho inspirou já directamente o estabelecimento de nove mosteiros no Ocidente. O décimo mosteiro está agora em vias de se estabelecer, em Fonte Boa dos Nabos – Ericeira – seu nome ‘Sumedharama’.

(Esta informação pode ser disponibilizada nas redes sociais do Twitter, Facebook, etc.)

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METTA SUTTA

[As palavras do Buddha sobre o Amor e a Compaixão]

“Eis o que se deve fazer, para cultivar a bondade e seguir a via da paz:

Ser capaz e ser honesto, franco e gentil no falar.

Humilde e não arrogante, contente, facilmente satisfeito,

Aliviado de deveres e frugal no seu caminho.

Pacífico e sereno, sábio e inteligente, sem orgulho, sem exigência por natureza.

Que ele nada faça que os sábios possam vir a reprovar.

Desejando: Na alegria e na segurança, que todos os seres sejam felizes.

Quaisquer que sejam os seres vivos, fracos, fortes, sem excepção

Dos maiores aos mais pequenos, visíveis ou invisíveis,

Estejam perto ou estejam longe, nascidos ou por nascer –

Que todos os seres sejam felizes!

Que ninguém engane ninguém, ou despreze alguém em que estado for.

Que ninguém por raiva ou má-fé, deseje mal a alguém.

Assim como uma Mãe protege o filho, com sua vida, seu único filho,

Assim de coração infinito, se deveria estimar todo o ser vivo;

Irradiando ternura por todo o mundo: Acima ao mais alto céu,

E abaixo às profundezas; Irradiante e sem limites, livre de ódio e má-fé.

Seja parado ou a andar, sentado ou deitado, livre de torpor,

Esta é uma lembrança a manter. Diz-se esta ser a sublime permanência.

O puro de coração, com clareza de visão, ao não insistir em ideias fixas,

Liberto dos desejos dos sentidos, não voltará a nascer neste mundo.

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O INCONDICIONADO

Atthi bhikkhave ajātam abhūtaṁ akataṁ asankhataṁ.

No cetaṁ bhikkhave abhavissa ajāta abhūtaṁ akataṁ asankhataṁ

Na yidaṁ jātassa Bhūtassa katassa Sankhatassa nissaraṇaṁ Paññayetha.

Yasmā ca kho bhikkhave atthi ajātaṁ abhūtaṁ akataṁ asankhataṁ, 

tasmā jātassa bhūtassa katassa sankhatassa nissaraṇaṁ paññāyati

Existe um Não-nascido, Não-originado, Incriado, Não-formado.

Se não existisse este Não-nascido, Não-originado, Incriado, Não-formado,

a libertação do mundo do nascido, originado, criado, formado, não seria possível.

Mas uma vez que existe um Não-nascido, Não-originado, Incriado, Não-formado,

assim é possível a libertação do mundo do nascido, originado, criado, formado.

 Ud. VIII, 3

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