Jul 202012
 

 Monges na Vihara de Lisboa

Informamos que já existe em Lisboa, um espaço para servir este propósito, como suporte para os monges realizarem as suas práticas monásticas e também para todos aqueles que quiserem desfrutar desta oportunidade. Sendo a prática da meditação e de pujas (práticas devocionais) parte da rotina dos monges, estes períodos estarão abertos a todos os que neles quiserem participar. Assim, a primeira meditação do dia terá lugar das cinco às seis da manhã e a segunda das sete e meia às oito e meia da noite.

Gostaríamos de avisar também que os monges estarão disponíveis desde as seis e meia tarde, para todos aqueles que queiram desfrutar do silêncio da sala de meditação ou que queiram trocar impressões com aos monges.

Os monges que se encontram a residir no Mosteiro em Lisboa são: Ajahn Vajiro (monge sénior – Inglês), Tan Subaddho (Inglês) e Tan Kancano (Português)

Relembrando que esta é uma tradição mendicante e que os monges dependem da restante comunidade para o seu sustento diário, informamos que a refeição diária destes terá lugar entre as 10h30 e as 11 horas da manhã e que quem quiser oferecer o sustendo diário (comida) aos monges poderá fazê-lo. O melhor será ligar previamente para o Mosteiro, no dia anterior ou com mais tempo de antecedência, para que seja assim mais fácil a realização e organização destes eventos.

Assim, as oportunidades diárias de participar neste espaço serão as seguintes:

5h00 – 6h00  – Meditação da manhã

10h30 -11h  –Oferta da refeição/dana

18h30 – 19h30  – espaço aberto para perguntas e respostas

19h30 – 20h30  – Meditação da noite

21h  – hora de recolhimento; o mosteiro encerra as actividades do dia

Ainda que real este espaço é, no entanto, temporário pois espera-se de futuro encontrar uma área de campo, onde se possa construir o Mosteiro, para que todos venham a usufruir de um espaço mais amplo e natural.

o Sangha Português

 

Budismo Theravada da Floresta

Quinta do Pinhal, EN 116

Pinhal de Frades

2655-420 Ericeira

e-mail: mosteirotheravada@gmail.com

website: www.sumedharama.pt